Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

egoísmo.


As pessoas hoje em dia são muito egoístas só pensam em si mesmas e que se dane o resto, mas o mundo dá voltas. Faltar na aula significa perder matéria, trabalho e afins, porém é quase certo que ninguém, no dia seguinte, vai chegar espontaneamente e te passar o que você perdeu, ou você tem que chorar, implorar pra pegar o conteúdo ou perde nota. Além disso as pessoas olham muito para o seu próprio umbigo esquecem-se dos demais, não sou fã da mania do povo de achar que o seu serviço é o mais cansativo, que ele se esforça mais, que ele é melhor. Ninguém é melhor que ninguém, apesar de que em certos casos você ter que admitir que é melhor que o seu próximo. Isso é fato. Porém ser leigo em certos assuntos e achar que sabe mais do que a outra pessoa é burrice, além de egoísmo. Egoísmo é não SABER dividir, momento egoísta é não QUERER dividir e PESSOA egoísta morre cedo, sem amigos e sem nem um cachorrinho do lado. Como tudo na vida depende, às vezes eu divido, às vezes não. Não confunda egoísmo (maldade) com individualismo (visão).O individualismo é uma visão que a pessoa tem a partir de si mesma, do seu ego para o mundo, seria egoísta se achássemos que o mundo é do jeito que vemos, como geralmente guardamos essa visão conosco, não seríamos necessariamente egoístas. Talvez.
Eu particularmente amo a empatia, procuro usá-la bastante no dia-a-dia, esqueço muitas vezes, mas sempre que possível eu a uso. A minha primeira experiência com a empatia e com o bendito egoísmo foi na segunda série, eu sempre fui uma criança muito "conversadora", não parava de falar, mas era inteligente até que um dia a professora atormentada de tanto me ouvir conversar me fez dar aula, parou, me chamou ao centro e me mandou explicar o conteúdo que ela acabara de passar, parei lá na frente e fiquei que nem uma estátua e a sala inteira conversando, falando, rindo e eu lá tentando falar, até que soltei um delicioso cala boca. A "tia" me mandou sentar e disse: "Viu como é tentar dar aula enquanto alguém conversa?". Me sentei e desde então, após aquela tarde de verão aprendi a usar a empatia. Continuo conversando com menos intensidade e não atrapalho tanto. Foi aí que notei como era egoísta da minha parte achar que a atenção dos meus coleguinhas estava voltada só para mim, e que a professora não merecia valor. Hoje eu vejo o valor que elas tem à cada demostrativo de pagamento que eu recebo. E à cada boleto que eu pago das aulas de inglês. Para finalizar.

"O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios." (Aristóteles)

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Um sagitariano impulsivo e incontrolável, que sabe o quer e corre atrás de tudo que precisa. Honesto, simpático, extrovertido. Falo demais, escrevo na mesma proporção... ou não. Sincero ao extremo, ansioso, insistente. Gosto de gente, gente de verdade sem superfluidades. Não existem quase verdades ou quase fatos.