Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

4. IV. Quatro, four. quatre. cuatro.

Em quatro anos, muita coisa pode mudar. Estava a assistir o DVD do aniversário de Oitenta Anos da minha vó. Era março de 2006 toda a família reunida com ela bem fortinha e animada. Todos muito felizes, alegres, rindo entre outras cositas más. Analisando esses quatro anos e olhando as pessoas presentes no vídeo muita, mas muita coisa mesmo mudou. O que eu consegui identificar eu relato. (Prefiro não citar nomes afinal 90% não vai conhecer ninguém, enfim)




2006

1. Minha mãe pesava 130 kg, parecia uma bolinha de tão gordinha. Bolinha estou sendo simpático ainda ela mesmo assistindo à "fita" reconhece: "Nossa Julio eu tava parecendo um balão inchado".
2. Eu era muito pequeno para uma criança de dez anos, gordinho, chatinho, porém inteligente e chamado de Julinho. E não usava óculos.
3. Certos membros ainda eram considerados parte importante da família.
4. Minha tia era casada.
5. Meu tio não aparece no vídeo.
6. A Vó reconhecia as pessoas, ria, chorava, brincava.
7. Meu primo ainda morava aqui.
8. Minha tia era mãe de um casal.
9. Meu primo usava franjinha emocore.
10. Dois primos tinham o cabelo idêntico e o mesmo estilo musical
11. Minha madrinha estava com a mãe dela no vídeo.
12. A casa tinha passarinhos, um canário e dois periquitos.
13. Meu primo era fotógrafo semi-profissional.
14. Minha prima morava em Guarapuava.
15. Havia um mural de fotos no corredor da casa.
16. A vó só tinha 6 bisnetos.
17. Meu primo era magro.
18. Meu tio usava cavanhaque.
2010

1. Não tenho muita idéia do quanto minha mãe pesa mas é quase certeza que é menos que eu, após o vídeo ela fez cirurgia bariátrica e não está mais parecendo um balão.
2. Tenho 15 ganhei altura e não pareço tão gordinho, sou simpático, inteligente na medida do possível e continuo sendo chamado de Julinho. Sou míope.
3. Certos membros da família agora não fazem diferença se estão vivos.
4. Minha tia é viúva.
5. Meu tio faleceu.
6. A vó só reconhece a minha mãe e algumas pessoas mais próximas.
7. Meu primo mora em Santa Catarina, evoluiu.
8. Minha tia continua sendo mãe de um casal, mas sem a menina.
9. Meu primo tem entradas de calvície.
10. Um vai ser pai e o outro se casou.
11. A mãe da minha madrinha faleceu.
12. Que que é canario e periquito mesmo?
13. Meu primo é fotógrafo profissional premiado.
14. Minha prima mora na capital e é futura jornalista.
15. Há uma placa de madeira para futuras fotos.
16. A vó tem incontáveis bisneto, juro.
17. Meu primo engordou um pouco.
18. Meu tio usa barba completa.

Bom, essas são apenas algumas coisas que acontecem em quatro anos em uma família, por isso o que fica é o tal do: viva intensamente cada momento, pois afinal além de único ele pode se tornar inesquecível. Uma vez eu aprendi que por menos importante que pareça ser aquele ato, aquela foto, aquele lugar, são realmente das pequenas coisas que você vai se recordar, de um tombo, um escorregão, um dia na chuva, um aniversário, você se lembra de tudo isso, mas alguma coisa naquele dia, alguma imagem palavra te faz relembrar desses fatos. Um tombo você se lembra por exemplo, da cena em que você olha para o machucado e começa a chorar, do escorregão você chega a colocar a mão no bumbum lembrando como doeu, o dia na chuva você poderá se recordar de ter pisado em uma pedra no meio da água ou ter pego alguma micose por deitar na calçada, e por aí vai, então realmente se entregue pra vida. A única coisa que você pode prever é o próximo segundo e olha lá ainda. A única coisa certa na sua vida é o ontem e o hoje, o amanhã é incerto talvez nem vá existir. "Nunca deixa para fazer hoje o que você pode fazer amanhã" frase de preguiçoso, mas e se você não estiver aqui amanhã? Só resta uma opção para todos, fazer hoje, agora, dizer um eu te amo, pedir perdão para alguém, comprar um agrado para alguém que você goste, se alguém te faz mal cortar relações, dar um abraço, um beijo, fazer um carinho, conversar, rir, brincar, pular, reatar com amores antigos, declarar-se a novos amores, estudar, trabalhar, cantar. Mas faça tudo isso hoje, agora,, não deixe para amanhã. Ou você tem a certeza absoluta que você vai acordar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Um sagitariano impulsivo e incontrolável, que sabe o quer e corre atrás de tudo que precisa. Honesto, simpático, extrovertido. Falo demais, escrevo na mesma proporção... ou não. Sincero ao extremo, ansioso, insistente. Gosto de gente, gente de verdade sem superfluidades. Não existem quase verdades ou quase fatos.